We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

THESE BOOTS ARE MADE FOR DIVIN´ | Bootlegs [3 or 4 Noise Ballads]

by BAAL DES QUAT'Z'ARTS

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $8 USD  or more

     

1.
2.
3.
4.

about

"Bootlegs são gravações de áudio ou vídeo do trabalho de um artista/banda musical, sendo realizadas diretamente de um concerto ou de uma transmissão via rádio/televisão. Estes últimos podem incluir entrevistas e materiais inéditos, que foram descartados por serem considerados ´inadequados´ para um produto comercial, bem como passagens de som, ensaios, etc.
O termo bootleg tem sua origem na famosa obra da literatura inglesa ´As Viagens de Gulliver´, escrita em 1726 por Jonathan Swift, onde no mundo ´smuggling´, os ´smugglers´ (contrabandistas) escondiam o fruto de suas atividades ilícitas dentro de baús, balsas e canos de botas (´boots´), para não serem presos. Com o passar do tempo, o ´boot´, passou a ser gradualmente usado como adjetivo para descrever artigos de origem ´dúbia´ e acabou por se tornar um termo conveniente para esses tipos de gravações emitidas por selos independentes, uma vez que são realizadas sem o consentimento do artista ou da gravadora. Inicialmente, bootlegs eram feitos em vinil e/ou em fitas cassetes.
Em ´THESE BOOTS ARE MADE FOR DIVIN´ é mantida a ´aura´ de tais registros entretanto a partir de iniciativa do próprio
Baal des Quat´z´arts.
A perspectiva é de descartar a assepsia dos estúdios de gravação ou mesmo de capturas ao vivo ´oficiais´ e assim prospectar inusitadas possibilidades de recriar composições sob vertentes (pode-se dizer) ´heterodoxas´. Certa e propositadamente distantes de quaisquer zonas de conforto para o dito público.
Um exemplo aqui é o dos vocais e da inteligibilidade dos poemas cantados. Se as letras contidas em respectivas informações das faixas forem acompanhadas, o fio das meadas melódicas poderá ser até mesmo (direta ou intuitivamente) decifrado. Mas em inúmeras passagens a voz é invaginada pelas camadas etéreas das peças sonoras do presente EP a ponto do canto se metamorfosear em (um outro) instrumento e não mais se comportar como veículo a uma lexical mensagem oralizada. Observem que às vezes os vocais são de todos os componentes interpretativos o mais espacialmente antípoda assim como, quando detectados, percorrem a sinuosidade dos biombos harmônicos como num jogo de ´Hide-and-Seek´. ´Aktion´ perpetrada por Otacílio Melgaço que, dentre outras, justifica o título da Obra.
A audiência que, através desses bootlegs baalescos, é levada a abrir mão da límpida discernibilidade dos elementos estruturais das 4 faixas (exceção à introdutória; menos em ´The Little Girl...´; mais em ´Another Hero...´ e sobretudo em ´Spirits...´) é também desafiada ora a desvendar (retirar a venda d)os cantares, ora a construí-los mentalmente simultaneamente a suas performances! Nesse sentido, o prisma - que documenta o grupo em ação (ao vivo) e que traz como encadeamento dorsal um elo ´noise´ e, por fim, tudo sob um manto lo-fi - é impecável. Ou repleto dos adoráveis ´pecadilhos´ necessários para a atitude sui generis, intrigante, mesmerizante dos 4´Arts.
E assim amplifica-se a reverberação melgaciana:
´Para um novo vinho, um novo cântaro!´" (Caio Campbell; semiólogo e músico anglo-brasileiro)

credits

released June 29, 2016

license

all rights reserved

tags

about

BAAL DES QUAT'Z'ARTS Belo Horizonte, Brazil

A
BRAZILIAN CROSSOVER PROJECT
UNDER
MUSICAL DIRECTION
BY
OTACÍLIO MELGAÇO

official site otaciliomelgaco.wix.com/baal4arts

portfolio
otaciliomelgaco.wix.com/bdesqportfolio

direct contact baaldes4arts@gmail.com
... more

contact / help

Contact BAAL DES QUAT'Z'ARTS

Streaming and
Download help

Report this album or account

BAAL DES QUAT'Z'ARTS recommends:

If you like BAAL DES QUAT'Z'ARTS, you may also like: